5 dicas para aumentar sua confiança nas provas de Inglês

 
Desde 2017, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Inglês deixou de ser apenas uma língua estrangeira para se tornar uma língua franca. Ou seja, é a língua que várias pessoas, que falam os mais diferentes idiomas, adotam para se comunicarem entre si. Em termos práticos, o Inglês passar a ser obrigatório no Ensino Fundamental II de todas as escolas brasileiras.

E os concursos públicos também têm acompanhado essa tendência. Um exemplo é o concurso da PCDF que, pela primeira vez, colocou o Inglês como conteúdo programático para o cargo de agente de polícia.

1.    Não sei nada de inglês. E agora?

Se você nunca estudou Inglês e tem dificuldade com a língua, escolher o Espanhol como idioma estrangeiro é uma estratégia mais segura se o seu concurso te der essa opção.
 
Mesmo com todos os falsos cognatos e pegadinhas entre o Português e o Espanhol, as chances de aprender mais rapidamente o vocabulário e se virar numa prova de Espanhol é bem mais fácil do que na de Inglês, se você não tem nenhuma familiaridade com este último.
 
Mas se o seu concurso não te dá essa opção, procure introduzir o Inglês no seu dia a dia. Mais vale ter contato com frequência com a língua do que estudar 8 horas apenas num dia por semana. Se o seu edital já saiu ou está muito perto e você se encontra nessa situação, procure reservar, no mínimo, 1 hora diária de estudos para o idioma.
 
2.    Enriquecendo o vocabulário

Os textos das provas de Inglês em geral não são literários. É mais comum encontrar textos de revistas, de veículos consagrados como The Economist, Newsweek, Time, New York Times.
 
Faça um quadro de palavras com notas autoadesivas e todo artigo que você ler em Inglês, pegue de três a cinco palavras novas e coloque nesse quadro que deve ficar no seu campo de visão. Durante algumas vezes no dia tente lembrar o significado da palavra e formar uma breve sentença. Isso vai te ajudar a aumentar o vocabulário.

3.    Leve seus hobbies para o Inglês

Se você gosta de futebol, música, viagens, culinária, procure conteúdos em inglês sobre eles. O estudo ficará mais agradável e você se sentirá mais confiante pois provavelmente já ouviu falar sobre muitos termos desses temas.
 
E isso vale também para o seu tempo livre. Se você adora maratonar séries na Netflix, procure vê-las no idioma original e com legenda em inglês. Faça o mesmo com músicas. Ouça suas músicas preferidas com a letra e procure traduzi-las mentalmente.
 
4.    Leia assuntos relacionados ao seu concurso

Não é exatamente uma regra, mas as provas de Inglês nos concursos costumam abordar temas relacionados à área em que você vai trabalhar. Por exemplo, se o seu concurso é para a Petrobras, é bem provável que caia um texto sobre petróleo, óleo, gás e até meio ambiente. Se sua prova é para a área fiscal, textos que trabalham falsos cognatos como taxas e impostos, além de assuntos como transparência, segurança e tecnologia são bem prováveis.
 
5.    Conheça sua banca
 
Algumas coisas são comuns, mas cada banca tem um jeito peculiar de cobrar cada matéria, e isso vale também para o Inglês. Procure resolver todas as provas recentes da sua banca. Com o tempo você vai pegar o estilo dela cobrar a disciplina e chegará com muito mais segurança na hora da prova.

Não negligencie o Inglês no seu concurso. Numa disputa cada vez mais acirrada, esta matéria pode definir sua aprovação e futura nomeação no seu cargo público.
 


Comentários